... coisas doces-agri-doces!


... coisas doces-agri-doces!



~ compotas e chutneys artesanais ~

“cá se fazem…” nasceu doce, em Maio de 2010, da sabedoria das receitas tradicionais com a delícia dos frutos da terra, cuidadosamente escolhidos, fazendo as coisas de bem com a natureza.

por opção, escolheu fazer as nossas conservas de modo artesanal, sem qualquer aditivo conservante ou corante, porque quer manter inalterado o amor que dedicamos a todos os pormenores da confecção:

100% caseiro
100% bem-querer
100% frutos da terra
50% açúcar

e porque o objectivo é conseguir com que todos os nossos clientes disfrutem dos pequenos (grandes) prazeres que lhes propomos, todas as compotas e chutneys do "cá se fazem..." podem ser confeccionadas com redução da quantidade de açúcar ou com qualquer outro adoçante.

do porto tem chegado a todo o lado, com encomendas entregues pessoalmente ou por correio. e o blog veio para ajudar... a crescer!

Contribuidores

quem nos segue por cá

18 de março de 2011

ideias simples enroladas com inspiração

crêpes de legumes e chutney de beringela do "cá se fazem..."

























para variar e enriquecer as nossas refeições, nada como ir buscar um pouquinho de inspiração às coisas simples, usar a imaginação e  os ingredientes que temos mesmo à mão:

para a massa basta: 80g de manteiga; 2 ovos; 150g de farinha; 2dl de leite e sal.
numa tijela que possa ir ao micro-ondas, derrete-se a manteiga, juntam-se os ovos e a farinha e mexe-se muito bem. adiciona-se o leite aos poucos, mexendo sempre até obter um polme liso. tempera-se com 1 pitada de sal e deixa-se repousar, enquanto se prepara o recheio.
aquecer em lume brando uma frigideira anti-aderente, deitar 1 concha da massa e espalhar até cobrir o fundo com um camada muito fina. deixar cozinhar até que as beiras comecem a soltar-se e a massa deslize, virar com cuidado e deixar cozinhar até que também este lado fique douradinho. repetir até acabar a massa.

para o recheio: 1 fio de azeite; 2 alhos franceses; 200g de cogumelos; 2 linguiças (ou 1 chouriço de soja ou se seitan, para vegetarianos); queijo fatiado; sal e pimenta caiena; chutney de beringela do "cá se fazem...".
cortar o alho francês e saltear no azeite. adicionar a linguiça e os cogumelos cortados, deixar cozinhar um pouco e temperar com sal e pimenta caiena.

ao rechear cada um dos crepes, coloca-se primeiro uma fatia de queijo e em seguida coloca-se um pouco do recheio, enrola-se com cuidado, prende-se com um palito e coloca-se num prato ou travessa que possa ir ao forno, para derreter o queijo.
no final, tapam-se os topos dos crêpes com uma colher de chutney de beringela do "cá se fazem...".

estes crêpes ficam tão saborosos que vão ter vontade de repetir!

Sem comentários:

Enviar um comentário